sim, eu julgo livros pela capa - e às vezes funciona
a frase "não julgue um livro pela capa" realmente é real?
existe uma ideia moral de “não julgar um livro pela capa”, que nos mostra como é importante não julgar uma pessoa antes de conhece-la verdadeiramente, julga-la pela sua aparência ou por pequenas atitudes. vamos ser sinceros? tudo mundo julga. isso não serve só para pessoas, serve para tudo - livros, filmes, produtos, lugares. sabe como julgamos? como as pessoas - ou coisas - nos mostram o “conteúdo”? é isso que vou ressaltar e discutir nesse texto
as pessoas, filmes, livros, lugares e produtos para nos mostra o que vão passar só pela capa - posso estar enganada? muito, mas isso são só um tipo de “instinto humano” - no caso dos livros, eu admito sem culpa: capas me seduzem. fonte bem escolhida, ilustrações bonitas, aquela paleta de cores que parece que saiu direto da minha alma esteticamente exigente — tudo isso me chama.
e o mais curioso? às vezes dá certo.
nos produtos: o preço ideal, a aparência que chama o público alvo, aquela coloração bonita. filmes: já sabemos que a comédia romântica é boa por ter fundo branco e os personagens.
claro que já cai em armadilhas. tipo, a garota mais educada e bonita que tinha visto. virei amiga e… uma falsa aproveitadora. mas eu saberia se experimentasse? eu ficaria muito tempo pensando “aquela menina parece uma ótima amiga” e ficaria me remoendo por todas as oportunidades que perdi.
isso acontece muito no marketing: eu produto caro que promete muito e acaba sendo o combo “caro e ruim”. aff só Deus sabe o ódio!!!
uma pessoa que parece rasa e fútil pode ser um abismo. um produto que aparenta qualidade duvidosa pode ser sua descoberta. um livro com a capa mais horrenda que já viu pode ser lindo por dentro (a culpa é das estrelas🤦♀️) - e isso serve para tudo! - pode ser isso ou pode ser o contrário. como vamos descobrir?
só vai fundo! tem muito tempo para você experimentar de tudo um pouco, as decepções na vida são inevitáveis.
vamos ser sinceros (de novo):
julgamos tudo, completamente tudo pela capa.
tudo antes de conhecer.